Lições de 2010
Sobre a Família
São o maior tesouro. Nas adversidades, é quem te segura a mão que conta. É quem te ouve chorar e nada mais faz além de te escutar que conta.
É quem está contigo nos momentos de alegria, pura alegria. Nos momentos da brincadeira. Nos momentos sérios. São aqueles que puxam as orelhas quando necessário. Que passam a mão na cabeça quando necessitamos.
Passámos por muitos momentos este ano, nem todos foram fáceis nem alegres. Mas a alegria sempre foi presente mesmo nos momentos difíceis. O sorriso, nem que fosse apenas para confortar, esteve lá.
Obrigada por isso.
Sobre os Amigos.
Aprendi a distingui-los uns dos outros. Sei com quem posso contar em qualquer dia. A qualquer hora. Sei com quem posso contar não interessa quantos anos ou milénios passarem, mesmo que hoje em dia a relação não seja mais a mesma.
Acredito que aprendi a distinguir os sentimentos, as amizades, quem é o quê e porquê. Quem está aqui e quem não está.
Acredito que aprendi a ver quem está no passado, quem está no presente e quem vai comigo para o futuro.
Aprendi que sem amigos a vida não tem graça. Sem eles, as mãos que estão aqui para segurar, a vida não teria sentido.
Sobre as Pessoas.
Acho que essa foi uma parte essencial de 2010. Eu cresci. Cresci ao descobrir (depois de algumas situações peculiares, e ligeiramente traumatizantes) que as pessoas são muito mais tortuosas que podia imaginar.
E não, não falo das fantásticas descobertas que fazemos na adolescência. Que amigos não são amigos e etc. É um Upgrade disso. O Mundo é um mar de qualquer coisa mas não rosas.
As pessoas movem-se de acordo com seus interesses, farão qualquer coisa para consegui-las.
Em pouco tempo tive que absorver mais informação que gostaria... Dispensava. Realmente. Mas por outro lado foi bom para perceber, como alguém me disse, que "neste mundo, Mingas, é cada um por si. És adulta e é bom que comeces a entender exactamente o que isso significa."
E aprendi, e todavia aprendo o que isso significa. Na vida fazemos coisas das quais não nos orgulhamos especialmente, mas fazemos porque we have to. E depois, não se pensa mais nisso porque não vale a pena. É olhar mais além e mais para frente. Face à meta final.
E nos relacionamentos é a mesma coisa. Às vezes as pessoas fazem coisas por amor, dependência ou hábito e medo de ficar sós... que nós, vendo de fora, não entendemos, nem aceitamos. Criticamos e julgamos.
Não vou desenvolver. Mas aprendi que não se deve julgar o que não se viveu em pele própria (desde que não seja algo bárbaro ou altamente imoral, etc). Do coração do Homem, Deus apenas pode julgar e entender.
Sobre Sonhos Realizados
Sobre Sonhos Realizados
Sobre sonhos realizados tenho uma, ou várias teorias.
Acreditar não é fácil. É difícil. Difícil quando temos um sonho e sentimos que temos as mãos atadas. E que não é possível mudar em nada a nossa situação.
Durante 10 anos, esperei por algo, sem esperar. Metade desse tempo acreditei que tinha hipótese de realizar o sonho. Outra metade, guardei no esquecimento.
Descobri que os sonhos são uma parte de nós. Podemos fugir dessa parte durante dias, meses, anos. Uma vida inteira.
Mas o acordar sempre chegará. Eu acordei para a realidade há uns meses. A esperança tomou conta de mim e em nenhum momento olhei para trás.
Sobre sonhos realizados... descobri que tudo depende apenas de nós. De trabalho duro, porque quando a oportunidade bate a porta, não é que ela vai abrir-se sozinha, e fazer todo o trabalho. Tudo depende do nosso esforço e da nossa vontade de concretizar o sonho.
E que além do mais, também vem com uma grande dose de sacrifício. Sacrificar tempo com os que amamos. Sacrificar horas de sono. Sacrificar momentos de lazer. Sacrificar forças, sacrificar a vida social... Em prol de um bem maior. Em prol de um sonho.
E às vezes temos que olhar para além das nossas necessidades. E daquilo que a priori parece bem essencial à nossa vida. Há coisas que podem parecer importantes no momento, mas a longo prazo, prova-se que não valeu a pena deixar a vida em espera...
Neste mundo nascemos sozinhos.
E aí vem uma batalha muito grande para mim.
Nascemos sozinhos e vamos morrer sozinhos. Existem momentos em que a nossa própria companhia é mais do que suficiente para encontrarmos respostas. Respostas que são responsáveis pelo nosso carácter, pela nossa responsabilidade e pelo nosso bem estar. Precisamos estar bem connosco para que possamos entender melhor o mundo em que vivemos.(...)
Pessoas que possuem o costume de ficar sozinha possuem também um maior controle de suas emoções, pois ninguém nesse mundo pode saber o que e' melhor para você a não ser você mesmo.
Vanessa Cortat Salazar Mariani.
2010 foi um ano de perdas. De ganhos. De trabalho. E de sucessos.E nada mais digo.
Que venha 2011 com mais vida. Muito mais vida. Com mais coisas boas. Sonhos realizados. Família e Amigos sãos. E perto, senão do corpo, sempre perto do coração.
Que venha um 2011 cheio de promessas a cumprir. Cumpridas. Venha um 2011 de sucesso. De luta e de vencedores. O tempo não espera, nem é clemente. O tempo corre connosco. Cabe nós mantermos o passo!
2011 será o meu ano da Mudança. Será o meu ano.
Será o ano em que tudo irá para melhor!
"A person can succeed at anything for which there is enthusiasm." - Charles M. Schwab
Comments
Post a Comment
Please leave a comment/ Deixe uma mensagem/ Deje un comentário/ Laissez un Message●●